Em Abril deste ano, o WhatsApp tinha mais que 2.4 bilhões de usuários ativos pelo mundo, com mais de 100 bilhóes de mensagens enviadas diariamente! Configurar uma conta de Whatsapp pro seu negócio é uma decisão acertada para alcançar maior engajamento de seus clientes. Quando a Meta ( Facebook ) lançou a WhatsApp Business API em 19 de Maio, o time de desenvolvimento da 3CX pôs a mão na massa imediatamente. Está claro que este canal de comunicação é fundamental para empresas de qualquer porte.
Mas porquê não simplesmente utilizar o Aplicativo Whatsapp Business?
WhatsApp Business tem muitas limitações, que são facilmente superadas usando o 3CX. Esta artigo destaca as funcionalidades desta integração e a compara com o uso do App.
É fácil de configurar?
Baixar o WhatsApp Business da loja de aplicativos é fácil. A integração com o 3CX é um pouquinho mais complicada, mas o passo a passo está totalmente documentado em Guia Integração 3CX x WhatsApp. Investir meia hora configurando a integração pode trazer recursos interessantes para o seu negócio.
Vários Atendentes
WhatsApp Business
O App WhatsApp Business limita o número de dispositivos conectados em 5.Sendo 1 Smartphone que tem o app instalado e outros 4 computadores conectados escaneando o QR Code. Até para pequenos negócios este limite, além do processo de leitura do QR Code é um problema.
Imagine o exemplo de uma organização com a força de trabalho distribuida, o que não é incomum hoje em dia. O compartilhamento do QR Code via foto seria a forma mais provável de autenticar o computador dos atendentes.
A diferença é gritante. Ao integrar o Whatsapp Business com o 3CX, usando o WhatsApp Business API, você pode permitir um número ILIMITADO de atendentes respondendo mensagens. Equipe distribuida ou em Home-Office não é um problema. Quando um novo atendente é contratado, basta criar seu ramal 3CX e, telefonia, Chat, Vídeo e whatsapp estão configurados sem nenhum esforço adicional.
Distribuição e Gerenciamento das Mensagens
WhatsApp Business
Sem meias palavras, não existe. É parecido com um grupo de whatsapp. Não há como um atendente assumir ou transferir a conversa.
Os recursos da integração fazem a diferença no atendimento ao cliente. Mensagens podem sem entregues á um único atendente ou a um grupo ilimitado.
Supervisores escolhem se o atendente assume a conversa manualmente ou ela é designada automaticamente ao primeiro que responder. Uma vez que a conversa é assumida por um atendente somente ele pode responder. Mas o que acontece se o atendente precisa transferir a conversa?
Usando o botão transferência, um atendente pode facilmenter transferir a mensagem para outro ramal. O histórico da conversa vai junto com a transferência, evitando repetição de perguntas e respostas..
Uma vez que a conversa foi encerrada com sucesso e o cliente está satisfeito, clique em “tratado com” para limpar o painel e arquivar a conversa.
Respostas Rápidas
Modelos de resposta rápida são um recurso poderoso para agilizar a vida do atendente, então, como o nome diz, precisam ser rápidos de acessar e enviar.
WhatsApp Business
Respostas rápidas podem ser configuradas, mas não podem ser filtradas, isto é, o atendente pode ter dificuldade de encontrá-las.
Integração com o 3CX
As respostas rápidas do 3CX são totalmente customizáveis e podem ser separadas entre categorias., ( por exemplo, Vendas, Suporte Técnico, Financeiro ) em 15 diferentes idiomas.
Para tornar as mensagens mais pessoais, espaços reservados podem ser usados e automaticamente atualizar as respostas rápidas..
Entrega de Mensagens
WhatsApp Business
Usando um web browser conectado a um smartphone, pode haver momentos em que a mensagem não é entregue e a mensagem de erro acima é exibida..
Não precisa nem dizer que isto pode ser muito problematico..
Ao contrário, o 3CX sempre entrega as mensagens de WhatsApp, podendo ser respondidas de qualquer dispositivo móvel, WebClient ou Softwares para PC ( Windows and macOS ).
Resumindo
WhatsApp Business | Integração com o 3CX | |
Facilidade de Configuração | Rápido e fácil de configurar no Smartphone, mas adicionar Computadores pdde ser problemático. | Não precisa ser programador ou desenvolvedor .Funcionando em até 30 minutos. |
Device limits | 1 Smartphone obrigatório, Pode adicionar até 4 computadores | Ilimitado |
Gerenciamento | Não há | Distribuição e transferência de Mensagens, relatórios e estatísticas. |
Respostas Rápidas | Funciona com limitações | Supervisores podem criar e classificar modelos, permitindo que os atendentes filtrem e agilizem o trabalho. |
Entrega das Mensagens | Dependente do Smartphone para garantir a entrega e recebimento das mensagens. | Sem vínculo com SmartPhones, mensagens são enviadas e recebidas facilmente. |